quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Navegando pelo hipertexto


Foi uma experiência interessante, pois descobri que já conhecia o hipertexto, porém não sabia que o mesmo tinha esse nome. Clicar nos links me possibilitou esclarecer dúvidas sobre palavras desconhecidas. Caminhei com facilidade pela página do hipertexto e não me perdi durante minha navegação, isso criou em mim um ânimo maior para continuar navegando pelo mesmo. Percebi também que essa viagem de leitura e busca de novas informações torna o trabalho dinâmico e rápido, o que ao trabalhar com os alunos possibilita aos mesmos a motivação e envolvimento na atividade diante de trabalhos muitas vezes cansativos e complexos, além de possibilitar a interação mais efetiva entre aluno e professor.

            Fiquei surpresa em saber que os hipertextos já existem desde a década de 60, e de que ele é nada mais do que um texto digital onde se coloca conjuntos de informações por meio de textos, imagens e sons; informações essas que são acessadas por meio de palavras dentro do próprio hipertexto, numa nova forma de comunicação e de organização do conhecimento que não estava presente no nosso dia a dia.

            Aprofundar o conhecimento do tema por meio do próprio texto, além de ganhamos tempo durante o trabalho, possibilita a valorização das palavras chaves do texto e o mais importante, instigar o leitor a reconhecer valores dentro do texto. Isso implica desenvolver seu potencial crítico durante a leitura, carência apresentadas por muitos alunos e que precisa ser sanada, senão, amenizada na escola.

Professoras: Adriana Alves Barbosa e

Inês Colombo da Silva



                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário